Em busca de desenvolvimento profissional? Confira as 12 competências que irão alavancar a sua carreira.
Você sabia que sua vida PROFISSINAL tem 10 áreas que podem ser trabalhadas e/ou desenvolvidas? Como fazer isso? Como ter equilíbrio ou se destacar em alguma área da vida?

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    Com as mudanças que ocorreram de forma brusca desde 2019 o mercado brasileiro precisou reformular o perfil do profissional do novo mundo. Pesquisas foram realizadas com pessoas com cargos de coordenadoria, gerencia e diretoria de empresas de diversos segmentos e chegaram um consenso de que algumas características são diferenciais que irão contar muito a favor é claro que a técnica ainda se faz imprescindível, no entanto aquele que possuir mais habilidades comportamentais estará em vantagem em relação a quem tem apenas atributos técnicos.

    Foco no cliente

    Percebem necessidades e oportunidades que podem ser implementadas no processo.

    Respeito à diversidade

    Entende, aceita e é sensível às diferenças individuais. Trata todas as pessoas igualmente, independentemente do gênero, raça, credo, origem, status ou funçãoà

    Adaptável a mudanças

    . Pessoa com essa habilidade lideram essa habilidade tanto por palavras quanto por ações, são tolerantes as frustrações.

    Aperfeiçoamento contínuo

    Pessoas com essa habilidade estão em constante aperfeiçoamento profissional e pessoal.

    Planejamento e organização

    Trabalha de forma eficaz, de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição de metas e previsão das necessidades e prioridades das pessoas.

    Visão

    Identifica metas de longo prazo e promove a implementação de ideias diferentes ou alternativas.

    Inteligência Organizacional

    São pessoas que atendem de forma assertiva a cultura da empresa e buscam atingir os resultados dentro da dinâmica da organização.

    Negociação

    Pessoas com essa habilidade são competentes em encontrar soluções em que ambas as partes se beneficiem.

    Comunicação Interpessoal

    Hábeis na escuta atenta, desenvolvem empatia com os outros e conseguem articular claramente suas ideias.

    Orientação para resultados

    Desafia e leva pessoas, organizações e a si mesmo à conquista (e manutenção) da excelência.

    Você está feliz em sua vida profissional?

    PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

    O profissional que tem estas competências comportamentais bem desenvolvidas consegue se destacar no mercado, pois ajuda a empresa em que trabalha a crescer e alcançar o sucesso, de forma efetiva e também na prática.

    Isso faz com que eles sejam altamente valorizados e disputados pelas organizações, já que elas sabem que empresas são resultados de pessoas. Sendo assim, têm investido cada vez mais em profissionais assim.

    Se você deseja se destacar também neste sentido, continue a leitura e confira as dicas para desenvolver as suas competências comportamentais.

    auto_conhecimento

    Trabalhe o seu autoconhecimento

    Descubra quais competência você já tem bem desenvolvidas e quais delas você precisa desenvolver.

    Amplie e aprimore seus conhecimentos.

    Aprenda coisas novas e aprimore as que você já sabe. É importante que você leia mais, sejam livros, revistas, conteúdos na internet, como este, jornais, entre outros materiais, que vão te ajudar, não só a descobri suas melhores habilidades, como desenvolver aquelas que precisam de uma força para serem potencializadas.

    Esteja em palestras e eventos

    Existem diversas palestras e eventos gratuitos, transmitidos até mesmo pela internet, que tem o poder de te ajudar a desenvolver suas competências comportamentais. Neste sentido, é essencial que você procure aquelas que estejam de acordo com o que você deseja aprimorar, para que assim, haja maior facilidade no momento de absorver o conhecimento e também de aplicá-lo na prática, quando houver a necessidade de utilizar as habilidades a seu favor no dia a dia de trabalho.

    palestras

    Desenvolva o seu networking

    Quando conhecemos outras pessoas, independentemente da área de atuação de cada uma delas, nós trocamos informações, contamos histórias, compartilhamos e trocamos experiências, o que nos dá, cada vez mais, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e novas formas de desempenhar as funções de nosso dia a dia.

    Sendo assim, é essencial que você invista também em seu networking, encontrando outros profissionais, para aprender com eles sobre a como desenvolver as competências comportamentais que eles têm, bem como a ensiná-los a desenvolver as que você tem bem aprimoradas.

    Faça um processo Coaching!