Roda da vida

“Para entender o coração e a mente de alguém, não olhe para o que ela já alcançou, mas para o que ela deseja alcançar”

Khalil Gibran

roda da vida colorida

A FERRAMENTA Nº 1 PARA O SUCESSO

A Roda da Vida é uma das ferramentas mais utilizadas no coaching. O motivo para isso é simples: a ferramenta fornece uma imagem que possibilita a imediata visualização de como se encontra o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida em determinado momento. Além disso, você consegue avaliar visualmente a distância entre a situação atual e aquela em que você quer chegar.

roda_vida_1

A reflexão é o início do processo para a criação de uma vida plena de sentido e realização. A técnica apresentada neste e-book é uma ferramenta para ajudar a organizar e priorizar os aspectos para os quais você deseja focar sua atenção neste momento de sua vida.

reflexão

O fluir da vida é algo dinâmico, tudo segue em constante movimento, inclusive você mesmo e seus objetivos.

objetivo

Os aspectos avaliados serão definidos por você de acordo com seus interesse. Como ilustração, citamos os seguintes aspectos:

PESSOAL: saúde, alimentação, atividade física, descanso, equilíbrio emocional, valores, espiritualidade, entre outros.

EDUCAÇÃO: estudos, cursos de formação ou aperfeiçoamento, idiomas, entre outros.

RELACIONAMENTOS: família, amigos, amor, colegas, comunidade, entre outros.

PROFISSÃO: formação, carreira, mudança de emprego, negócios, entre outros.

EVOLUÇÃO: reflexão, auto-observação, autoconhecimento, meditação, entre outros.

Esses são apenas alguns aspectos na grande variedade que fazem parte da vida de qualquer pessoa.

Utilize sua capacidade de auto-observação para determinar sobre qual aspecto, o ideal é um por vez ou no máximo 3 aspectos deve se concentrar em um determinado período.

O EQUILÍBRIO FACILITA O SUCESSO

Quando você for iniciar a construção da Roda da Vida, responda primeiro a esta pergunta: O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

meditação

A partir da resposta, você vai buscar os elementos necessários para definir quais aspectos são mais relevantes neste momento de sua existência, priorizando e decidindo como vai aplicar seu tempo, esforço e energia para conquistar tudo o que deseja.

A vida moderna é cheia de necessidades urgentes. O meio ambiente socioeconômico parece exigir uma dedicação integral a determinado aspecto para que tenhamos a sensação de ser uma pessoa bem-sucedida. Pode ser o corpo perfeito, a carreira brilhante, o sucesso financeiro ou qualquer outro.

O foco excessivo num aspecto específico, em detrimento dos demais fatores que fazem parte da vida, pode trazer certo desequilíbrio, causando estresse e frustração, mesmo que tenhamos conseguido o objetivo para o qual nos dedicamos.

Às vezes, é necessário por toda a atenção e energia em determinado aspecto, por ser ele vital ou ter um prazo limite para ser cumprido.

No entanto, mesmo nesses momentos, deve-se prestar atenção a outros aspectos que podem servir de apoio e afetar o desempenho da atividade para o qual estamos dedicando maior atenção.

Por exemplo, é necessário grande esforço e concentração nos estudos quando uma pessoa resolve se preparar para ser aprovada em um concurso.

Num momento desses, é contraproducente somente estudar e não fazer mais nada. É mais inteligente balancear os estudos com exercícios físicos moderados, manter uma alimentação saudável e adequada, permitir tempo necessário e indispensável para descanso, e até mesmo curtir um momento de folga semanal para relaxar e descontrair.

balança

Porém, situação mais grave ocorre quando desejamos a todo custo e de forma obsessiva ser bem sucedido em tal ou qual empreitada.

O exemplo citado não é dos mais drásticos, pois toda prova tem uma data certa e, sendo ou não aprovado, a pressão para a realização da prova acaba.

É o caso das pessoas que fazem da profissão a única coisa que interessa, relegando outros aspectos a um segundo plano. Vivendo dessa forma, essas pessoas esquecem tudo o mais que compõe a vida ao seu redor: saúde, família, amigos, diversão, entre outros.

No final das contas, terminamos compreendendo que o sucesso é ser feliz, e que para ser feliz é necessário manter o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida.

Por isso, é muito útil analisar a própria vida e descobrir como se encontra o desejável equilíbrio. Nesse sentido, a Roda da Vida pode ser de grande valia.

 

equilibrio

A UTILIDADE DA RODA DA VIDA

Você poderia perguntar: qual a utilidade prática desta ferramenta?

Respondendo de um modo simples, diria que a principal utilidade da Roda da Vida é PROMOVER A REFLEXÃO.

A reflexão torna mais claro e firme, na mente e no coração, o caminho que decidiu percorrer para atingir o que considera sucesso.

sucesso

É importante ressaltar a necessidade de registrar por escrito, a mão ou impresso via computador, as decisões tomadas e os planos elaborados em busca do que você deseja.

Para atingir um objetivo, é muito útil escrever esse objetivo, lendo e relendo o que escreveu todos os dias, até mesmo várias vezes por dia.

A importância disso se deve ao fato de que:

  1. os planos de sucesso não estão presentes o tempo todo em nosso foco de atenção;
  2. existem outros fatores disputando nossa atenção, tempo e energia no decorrer do dia.

Por conta desses dois fatores, muitas vezes perdemos o foco e deixamos de cumprir as metas que determinamos como passos na direção da conquista dos objetivos e sonhos.

Em vista disso, acredito ser útil formatar um modo de registrar quais aspectos da vida são importantes e qual o grau de satisfação que está conseguindo obter nesses aspectos no momento atual de sua existência.

Registre, imprima e mantenha contato com o que registrou para poder dirigir sua atenção às ações que deseja tomar em busca de sua própria satisfação.

anotação

FORMANDO A RODA DA VIDA

Uma Roda da Vida eficiente deve apresentar os aspectos considerados mais relevantes por quem a criou. A ideia é marcar, em uma escala variável de 1 a 10 o nível de satisfação em cada um dos aspectos relacionados, responda as perguntas para que a reflexão seja ampliada e ao final tire uma média da pontuação final de cada área.

Ao final do processo, você pode avaliar visualmente como se encontra e o equilíbrio entre os diversos aspectos e pode decidir agir para modificar o aspecto no qual pretenda melhorar o nível de satisfação. Lembre-se o ideal é uma área por vez mas em alguns casos uma segunda e terceira área compõe para o sucesso da principal área a ser trabalhada.

Para realizar essa atividade, há um documento extra (gráfico A Roda da Vida), que vou disponibilizar para você.

 

roda da vida

ANÁLISE DA FERRAMENTA

1. Passo - Defina as área que receberão a sua atenção

Após você analisar todos os aspectos, defina qual ou quais áreas deseja trabalhar (no máximo 3 aspectos). Os aspectos a serem trabalhados podem ter pontuação 4, 6, 8, ou mesmo 10. Lembra que a OMS (Organização Mundial da Saúde), entende que uma vida equilibrada todas as áreas ou uma boa parte delas deve ter pontuação 6.

É importante perceber que quanto maior o número de aspectos abordados, maior será a necessidade de organização e dedicação para a realização de tudo o que deseja.

2. Passo - Defina as áreas que receberão a sua atenção

Após escolher a área ou áreas que irá trabalhar, definia as ações que irá realizar para alcançar o resultado desejado. Faça acompanhamentos mensais para avaliar o progresso ou até mesmo mudar a estratégia.

3. Passo - Anote nível de atenção

Dedique o máximo de tempo de qualidade que puder para alcançar o seu objetivo.

Haverão dias muito produtivos e haverão dias que não serão tão bons o mais importante é a constância a disciplina. Faça o que precisa ser feito. Mesmo sem vontade! Comer frango com batata doce todos os dias não é muito agradável mas se o resultado é o que deseja coma frango com batata doce todos os dias até alcançar o resultado.

Comemore!

A cada ação realizada COMEMORE, dessa forma você ficará cada vez mais fortalecido para a ação seguinte. Mas, se isso não aconteceu no prazo estipulado, não desamine, redefina as ações e siga em frente. Lembre-se nem sempre será sobre velocidade mas sempre será sobre constância, disciplina.

NOSSO OBJETIVO É O SUCESSO E SUCESSO SÓ VEM ANTES DE TRABALHO NO DICIONÁRIO.

ENTÃO, MÃOS À OBRA!

Baixe esse conteúdo completo na forma de ebook em nosso material gratuito

capa - roda da vida